O mercado brasileiro está cada vez mais competitivo. Qualquer vantagem, por menor que seja, pode significar uma grande diferença no faturamento mensal de uma empresa. Principalmente, quando a vantagem sobre a concorrência vem de pequenas mudanças que podemos fazer no negócio.
Segundo o SEBRAE, "o cuidado com o design da loja é fundamental para a criação de uma identidade visual. Os espaços do estabelecimento, bem como o material gráfico, devem estar adequados ao conceito adotado pela empresa.".
Para esclarecer algumas questões a respeito do design, nós consultamos o publicitário Gabriel Oliveira, da Agência Pulse.
A Pulse é especializada em branding e design de marcas, tem mais de 15 anos de mercado e atende empresas em todo o Brasil.
Pulse: O design é um diferencial competitivo por vários fatores como a percepção de qualidade por parte do cliente, alinhamento com a área de atuação e até a necessidade das pessoas de serem vistas como importantes por consumirem um produto percebido como superior. No varejo também existe a necessidade de um produto chamar mais atenção que o da concorrência.
Pulse: Se você é um escritório de advocacia não poderá ter a mesma linha visual que um restaurante. Se você vende software, não poderá se parecer com uma casa de festas infantis. Cada segmento tem uma forma de comunicar e sua marca deve estar alinhada com essa linguagem para que seu cliente entenda claramente o que você faz e onde está inserido.
Pulse: Essa é uma questão controversa. Design deve ser visto como investimento. A diferença entre uma embalagem boa e uma ruim pode ser medida em termos financeiros, pois o resultado das vendas será diferente. Uma vitrine bem feita atrai mais clientes. Caro é quando o investimento que você faz não retorna.
Pulse: O serviço de design tem uma variação de preços enorme. Vou dar um exemplo concreto. A criação de uma marca com um profissional experiente pode custar de R$1.000 a R$2.000,00. Uma marca bem feita pode durar anos sem necessidade de ajustes. Digamos que dure 10 anos. Foi caro pagar R$2.000,00? Claro que não, porque se você dividir R$2.000,00 por 120 meses terá R$16,66 por cada mês de uso de sua marca. Agora vejamos uma outra situação também comum no mercado, que são as empresas que vendem marcas semi-prontas por cerca de R$99,00. Essa marca na maioria das vezes será descartada no primeiro ano de uso, ou seja, você provavelmente irá procurar um profissional diferente para o ajuste e pagará novamente. São R$99,00 totalmente desperdiçados.
Pulse: Nem sempre. Depende da agência e do freelancer. Na Pulse nós mantemos nossos preços sempre muito competitivos, pois apostamos em parcerias de longo prazo com nossos clientes. Além disso, uma empresa pode emitir nota fiscal de serviço e conta com maior estrutura para realizar os serviços. Então, na hora de escolher a questão financeira não pode ser o único critério.
Pulse: Recomendo avaliar o portfólio da agência ou do profissional e a relação que ele tem com seus clientes. Também é importante verificar a reputação da empresa. Para isso, o site Reclame Aqui é ótimo e vale a pesquisa.
Artigo produzido por Vagner Duarte, em 23 de outubro de 2018
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